Feira do Fumeiro de Vinhais celebra 40 anos

PUB.

Ter, 21/01/2020 - 09:12


O negócio do fumeiro representa 8 a 10 milhões de euros de receita para o concelho e só na feira são vendidas entre 5 a 6 toneladas de fumeiro.

Este ano há mais um produtor de fumeiro do concelho a participar na feira.

“É um aspecto positivo termos mais um produtor do concelho ainda por cima jovem. Isto significa que, por vezes, quando se fala no abandono do interior, também há muita gente apostar e há muita gente do concelho a querer ficar cá e a valorizar ainda mais este produto”, disse o autarca Luís Fernandes.

A feira do fumeiro de Vinhais recebe em média entre 80 a 100 mil pessoas nos quatro dias, mas o autarca estima que em ano de aniversário redondo possam ser mais os visitantes.

Actividades como concursos gastronómicos e de animais, demonstrações culinárias, jornadas técnicas do porco bísaro, fórum agrícola e animação musical não vão faltar. Mas o autarca salienta que a maior atractividade da feira é a excelência dos produtos.

“Nós trabalhamos para ser a melhor feira de sempre e eu tenho a certeza que todas as feiras de fumeiro têm vindo a melhorar ano após ano. Se for a melhor feira de sempre, óptimo, sobretudo pelas pessoas e pelo concelho”, acrescentou.

O Pavilhão do Fumeiro conta com cerca de 70 expositores com enchidos certificados de Vinhais, sendo 54 deles do concelho e no espaço Gourmet estarão 60 stands. No total, entre os pavilhões das tasquinhas e de artesanato e no exterior, marcam presença 457 expositores. A 40.ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais acontece de de 6 a 9 de Fevereiro e conta ainda com António Zambujo e Expensive Soul.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro