Fase de fiscalização à limpeza de terrenos na operação "Floresta Segura" já arrancou

PUB.

Sex, 05/06/2020 - 09:47


O prazo permitido para a limpeza de terrenos terminou no último dia do mês de Maio. A GNR já começou a fazer a fiscalização e nos primeiros dias, no distrito de Bragança, já foram realizados alguns autos de contra-ordenação. 

Segundo Hernâni Martins, da GNR de Bragança, foram identificadas 350 situações irregulares nas 146 freguesias prioritárias do distrito. “Já fomos visitar 26 locais, desses elaborámos quatro autos de contra-ordenação por incumprimento, significa que nos restantes casos houve cumprimento voluntário”, explicou.

A operação “Floresta Segura” da GNR está em curso desde o início do ano e visa sensibilizar as pessoas para a gestão de combustíveis. Nesta altura do ano o objectivo é a fiscalização. A falta de limpeza de terrenos pelos proprietários pode levar a uma coima.

“No caso de uma pessoa singular, pode ir de um montante mínimo de 280 a 10 mil euros. Para uma pessoa colectiva varia entre 1600 a 120 mil”, recorda.

Os militares informam ainda as pessoas para o uso de fogo em queimas e queimadas. A realização de queimadas requer autorização da câmara. Quanto às queimas basta fazer um aviso prévio na plataforma do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

A GNR de Bragança já começou a fiscalizar a limpeza dos terrenos no distrito, no âmbito da operação “Floresta Segura 2020”. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais