Fase Charlie arranca hoje

PUB.

Ter, 01/07/2008 - 08:57


Mais de 270 bombeiros apoiados por 63 viaturas estão disponíveis a partir de hoje para o combate aos incêndios, no distrito de Bragança. Começa a fase Charlie, a mais critica da época dos fogos florestais.  

No terreno vão estar ainda duas equipas de sapadores do exército compostas por 24 elementos e sete equipas sapadores florestais com 37 homens.

 

O Governador Civil de Bragança indica nesta época de incêndios vão actuar “40 equipas de combate dos bombeiros apoiados por equipas de logística”. Além disso haverá também “grupos de reforço compostos por 32 homens e 9 veículos”. Jorge Gomes acrescenta que “este dispositivo vai estar situado onde entendemos que o nascimento de incêndios pode ser mais fácil”.

 

Equipas do ICNB vão estar também em Montesinho e no Douro Internacional.

A partir de hoje estão também prontos a actuar os dois helicópteros que estão estacionados nas Serras da Nogueira e de Bornes locais onde pela primeira vez vão também actuar os GIP’s, Grupos de Intervenção, Prevenção e Socorro da GNR, “com equipas de 15 homens cada uma e fazem primeira intervenção helitransportada mas também vigilância e protecção na natureza” afirma o governador.

 

Jorge Gomes, manifesta-se preocupado com os focos de incêndios que possam vir a deflagrar uma vez que as previsões apontam para um verão muito quente. “Este verão tem sido benéfico porque faz calor mas depois chove, no entanto as orientações que temos não indicam que vá continuar assim prevendo-se dois ou três meses de muito calor, por isso vamos ter uma tarefa difícil de cumprir”.

 

A fase Charlie decorre até 30 de Setembro.