PUB.

Eurodeputada Marisa Matias visitou Macedo de Cavaleiros

PUB.

Ter, 19/09/2017 - 17:29


Marisa Matias, deputada europeia eleita pelo Bloco de Esquerda, veio ontem a Macedo de Cavaleiros fazer uma visita à feira onde se fez acompanhar por Francisco Choupina, candidato à autarquia pelo mesmo partido.

A deputada bloquista disse que, durante a passagem pela cidade, os populares lhe fizeram chegar alguns problemas relacionados com a educação e despovoamento.
“Eu quando cheguei a Macedo estavam duas pessoas à minha espera, literalmente, porque viram que eu ia estar e queriam falar de problemas com a educação, nomeadamente sobre as escolas, horários, transportes e da incompatibilidade dos mesmos com o horário das escolas e isso, realmente, cabe aos municípios resolver e é um problema grave.
Falaram-me também sobre o despovoamento e, em Macedo de Cavaleiros, há uma grande discrepância entre o antes e o depois da saída do estabelecimento de ensino superior. Não vale a pena despromover o interior porque é pitoresco e giro para se visitar, e temos de promovê-lo por aquilo que tem e apostar a sério nos serviços públicos e na qualidade de vida das pessoas, permitindo que aqui se possa viver com qualidade.”
O candidato à câmara municipal pelo Bloco de Esquerda, Francisco Choupina, fala de algumas ideias que tem para guiar os destinos do concelho se for eleito para os próximos quatro anos, e destacou a descentralização da feira empresarial São Pedro.
“Defendemos a alternância da realização da Feira de São Pedro, quer na cidade quer numa aldeia. Obviamente que a aldeia terá que se propor a uma candidatura com determinados requisitos e, quem preencher os melhores, receberá a realização da mesma.
Temos um plano estratégico a nível de cidade, quer na realização da Feira de São Pedro, a nível do ensino superior, propomos inclusive a parceria com o IPB e a UTAD.
A nível de idosos, que é uma faixa etária que nos preocupa muito por ser um grupo de pessoas frágil, defendemos a criação de uma casa do agricultor em uma das aldeias e queremos ter uma cidade dinâmica, que não seja escrava nem encravada entre duas cidades ou vilas.”
Francisco Choupina que se estreia este ano na vida política e do partido enquanto candidato à câmara municipal. Escrito por Onda Livre (CIR)/ Foto: Esquerda.net