PUB.

Estados Unidos vencem Torneio de Desenvolvimento da UEFA sub-16 feminino que terminou esta sexta-feira em Mirandela

PUB.

Sáb, 18/05/2019 - 16:49


Terminou, na sexta-feira, o Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16 feminino, que durante uma semana se disputou no distrito de Bragança com três jogos em Mirandela, dois em Macedo de Cavaleiros e um em Bragança.

Os Estados Unidos da América foi a equipa vencedora, somou três vitórias em outras tantas partidas, a última frente a Portugal, na sexta-feira, em Mirandela, por 6-1.

A seleccionadora americana gostou da prestação da sua equipa, sobretudo na segunda parte. “Na segunda parte fiquei mais satisfeita com a performance da equipa.Na primeira parte estivemos lentas naquilo que estávamos a fazer”, disse Trace Kevin.

O torneio foi para as americanas foi “uma boa oportunidade para evoluir”. “Não temos outras grandes oportunidades a não ser o torneio da CONCACAF que acontece de dois em dois anos. Por isso, é importante termos vindo para a Europa para jogar este tipo de torneios, é o que este grupo precisa”, acrescentou a treinadora.

Tracey Kevin teceu rasgados elogios à organização do evento. “Já estamos com pena de partir, porque toda a gente foi fantástica, gostávamos de voltar, gostamos muito de cá estar", concluiu.

Quanto à equipa das quinas não venceu qualquer partida, já que perdeu frente aos Estados Unidos e à Rússia, empatando um encontro com o México, mas perdeu nas grandes penalidades.

Para a selecionadora nacional, a parte positiva foi “o crescimento desta jovem seleção e a oportunidade de viverem momentos difíceis e exigentes que as podem levar a aumentar os níveis de superação”.

Susana Bravo também fez questão de assinalar a envolvência que este torneio teve, ao nível dos mais novos, considerando que “foi dado mais um passo para a promoção do futebol feminino”.

Também Carlos Coutado, director da Federação Portuguesa de Futebol, felicitou a organização do torneio por ter criado “todas as condições para que o evento fosse uma enorme festa do futebol feminino”.

O presidente da A.F. Bragança não tem dúvidas que foi “uma semana de enorme propaganda da modalidade” e espera receber mais eventos desta grandiosidade no futuro.

António Ramos acredita que está lançado o mote para “sensibilizar os clubes do distrito para a formação de equipas de futebol feminino” e que permita a organização de um campeonato.

O vereador do desporto do Município de Mirandela entende que estão criadas as condições para Mirandela voltar “a receber outros eventos internacionais”. Orlando Pires disse ainda que esta iniciativa foi importante para “a promoção do território”.

O Torneio de Desenvolvimento UEFA Sub/16 realizou-se  pela primeira vez no distrito de Bragança e contou com as selecções de Portugal, Rússia, México e Estados Unidos da América.

 

 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto de A.F. Bragança