PUB.

Escolas do distrito perdem em média 20 alunos este ano lectivo

PUB.

Qua, 18/09/2019 - 09:58


A maioria dos agrupamentos de escolas do distrito de Bragança perdeu entre 20 a 30 alunos, em média. 

Segundo informação avançada pelos directores dos agrupamentos, entre as excepções estão Vimioso e Vinhais, com uma diminuição de cerca de 10 alunos matriculados em relação ao ano lectivo anterior, em cada um. Rui Correia, director do Agrupamento de Escolas de Vinhais, justifica estes números com o regresso de emigrantes ao concelho. “Desta vez, não tivemos um decréscimo de alunos tão grande como em anos anteriores, porque isso tem vindo a decrescer. Também há algum o regresso a Vinhais, por parte de pessoas que tinham saído quer para o estrangeiro quer para Bragança ou Mirandela, as pessoas estão a regressar”, afirmou.

Já nos três agrupamentos de Bragança, Emídio Garcia, Abade Baçal e Miguel Torga, o número de alunos manteve-se. Foram matriculados cerca de 1960 alunos no agrupamento Emídio Garcia. Um número idêntico ao do ano anterior, mas ainda assim, houve um aumento de estudantes no primeiro e quinto ano, referiu Eduardo Santos, director do agrupamento. “Há anos em que há aumento, no primeiro ciclo aumentou e no quinto também, tem tudo a ver com os que saem e com os que entram. O crescimento no quinto ano tem a ver com os que saem das escolas privadas no final do primeiro ciclo”, contou.

No caso do Agrupamento de Carrazeda de Ansiães, segundo o director, Carlos João, o número de alunos aumentou em relação ao ano anterior. Este ano lectivo recebeu 577, mais 17 do que no ano anterior, havendo mais uma turma do primeiro ano, com um total de 50 crianças. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais