Escolas do distrito de Bragança no combate ao Bullying

PUB.

Qua, 05/11/2008 - 10:06


As escolas do distrito de Bragança estão empenhadas em prevenir e detectar o bullying entre os seus alunos. Para tal foi implementado o Programa Diagnóstico e Intervenção sobre Bullying.

Segundo Berta Nunes, a coordenadora da Sub-região de saúde de Bragança, este é um projecto “ no âmbito do programa de saúde escolar numa parceria entre a saúde, educação e associações de pais”.

 

O programa teve alguns atrasos na sua implementação mas já está no terreno. “É feito um diagnóstico baseado na análise dos resultados de um inquérito feito aos alunos que depois são discutidos na própria escola”, adianta Berta Nunes.

 

O bullying é um fenómeno nacional e que acontece tanto nas zonas rurais como urbanas e que designada os actos de violência física ou psicológica entre alunos. Berta Nunes explica que, nestes casos, “há uma agressão continuada em relação a uma criança ou jovem e que depois têm implicações na sua saúde”. Como tal, as vítimas de bullying podem desenvolver “sentimentos de medo, insegurança, rejeição da escola e, mais tarde, podem ser adultos com maior propensão a ter depressões”, revela ainda.

 

Preservar a saúde mental destas crianças e jovens é então um dos objectivos do programa, ao qual aderiram a maioria das escolas do distrito de Bragança aderiu a este programa.