PUB.

Escola de dança em risco de fechar

PUB.

Sex, 04/07/2008 - 08:19


Duas alunas da escola de Dança Gema de Bragança conseguiram entrar para o Conservatório Nacional de Dança de Lisboa, uma escola de exigência elevada e única no país. Contudo, a escola que lhes deu a formação inicial corre o risco de fechar.  

Um dos directores da Gema revela que a escola pode encerrar devido a dificuldades financeiras.

Ordenados dos professores em atraso e falta de dinheiro para pagar a renda da sala de um hotel, onde funcionam as aulas são algumas das situações que estão a condicionar o funcionamento da escola.

 

O director da Gema, teme o pior cenário para a escola de dança, que abriu em Bragança há dois anos. “Vamos ficar sem espaço para treinar porque não temos dinheiro para pagar a renda do hotel e poder continuar as aulas de ballet” afirma Gabriel Fratian. Além disso “também não conseguimos pagar os ordenados dos professores, é muito difícil”.

 

O responsável pela escola lamenta a falta de apoio por parte das instituições da cidade. “Alguns pais  mostraram alguma disponibilidade mas depois cada um tem a sua vida e tem mais que fazer” refere.

 

Gabriel Fratian gostaria que a autarquia ou até alguma entidade privada local apoiasse uma escola de dança na cidade “com ensino integrado”. Para o director da Gema, “a autarquia ou uma entidade privada poderiam envolver-se porque só assim é que seria possível, para ser uma mais valia para a cidade”.

 

Elsa Alves, 15 anos e Ana Vinhas de 14, que recentemente conseguiram entrar para o Conservatório Nacional de Dança de Lisboa não escondem a felicidade pela vitória, mas lamentam o possível encerramento da escola Gema. “Tenho muita pena porque o professor revelou-se muito profissional” afirma Elsa Alves. “Não é tanto por mim, mas pelas colegas de ficam algumas também queriam seguir e por isso é pena fechar” lamenta Ana Vinhas.

 

A funcionar há dois anos em Bragança, a Escola de Dança Gema conta com dois professores e cerca de 30 alunos inscritos.

Uma instituição que corre o risco de fechar.