Entrada de novos alunos garante ano em grande para o IPB

PUB.

Qui, 09/10/2008 - 10:24


Este ano o Instituto Politécnico de Bragança deverá contar com o maior orçamento de sempre da instituição. É o resultado directo da entrada de alunos que segundo as perspectivas do presidente deverá ser a maior de sempre. Ao todo, neste ano lectivo, o IPB deverá ter matriculados 6200 alunos.

Sobrinho Teixeira considera mesmo que este é um ano histórico para o IPB no que diz respeito ao número de novos estudantes. “No conjunto das duas fases estamos à espera de matricular à volta de 1500 alunos, sendo que temos ainda mais 500 alunos com cursos especiais”, enumera o presidente do instituto.

As expectativas são grandes já que o IPB pode colocar-se num patamar de mais de 2 mil novos alunos, o que seria um número recorde.

Sobrinho Teixeira atribui esta subida de número de estudantes “à qualidade da instituição, da própria região e das cidades” já que, acrescenta, “se os estudantes não encontrassem aqui um bom acolhimento, não voltariam”.

  

Quanto ao orçamento, o presidente do IPB ainda não sabe quanto dinheiro vai ter para gerir este ano a instituição porque ainda não terminou a fase de colocações de alunos, sendo que esse é um dos critérios que determina o cálculo das verbas por causa das propinas a pagar pelos estudantes. A estimativa de Sobrinho Teixeira é que o IPB tenha “um dos maiores crescimentos orçamentais a nível de todo o sistema de ensino superior” e que vai rondar os 17 milhões e 200 mil euros

 

Ainda assim, Sobrinho Teixeira salienta que o IPB pratica uma das propinas mais baixas do país, que corresponde a 1,3% do salário mínimo nacional. “Numa região que é extremamente desfavorecida, tem que haver uma sensibilidade social muito grande para esta questão”, justifica o presidente.

Ao nível do corpo docente o IPB conta já com 142 doutores num universo de 365 professores.

O presidente acredita que dentro de um ano em meio a instituição vai cumprir um requisito exigido às universidades que é ter 50% dos docentes com doutoramento.