PUB.

Enfermeiros promovem vigília em Bragança e Mirandela em semana de greve por reestruturação da carreira

PUB.

Sex, 15/09/2017 - 10:31


Dezenas de enfermeiros participaram ontem em vigílias, uma em frente ao hospital de Bragança outra junto à unidade hospitalar de Mirandela. Os enfermeiros estão desde segunda-feira em greve em protesto para exigir melhores condições para a classe profissional.

Lúcia Afonso, do Sindicato dos Enfermeiros, explicou que estes profissionais de saúde querem o descongelamento e reestruturação da carreira.

“Queremos um carreira justa para todos os enfermeiros, desde o início ao final porque efectivamente os enfermeiros prestam cuidados de especialistas, são chefes, são directores e neste momento a carreira que está actualmente negociada contempla apenas enfermeiro e enfermeiro principal e este tipo de carreira não satisfaz os enfermeiros e nem traduz a realidade dos serviços”, refere.

As diferentes funções e categorias da tabela exigida devem traduzir-se também nas remunerações, defendem os enfermeiros.

Segundo a representante sindical, a adesão ao longo destes 5 dias foi de 100 por cento em vários serviços, como nas cirurgias, medicina interna e AVC, quer em Bragança quer em Macedo de Cavaleiros. Também na pediatria e obstetrícia houve adesão total à greve por parte dos enfermeiros, tendo as cirurgias programadas sido adiadas.

Os enfermeiros terminam hoje uma semana de protesto a nível nacional com uma manifestação em Lisboa. Escrito por Brigantia.