Empresas querem apostar na exploração de energia solar fotovoltaica em Mogadouro

PUB.

Sex, 09/02/2018 - 10:23


A luz solar está a atrair investidores a Mogadouro. Só este ano, três empresas ligadas à produção de energia renovável mostraram interesse para investir na instalação de centrais fotovoltaicas no concelho.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do município, Evaristo Neves, que considera que os empreendimentos podem ser uma mais-valia em termos de criação de emprego.

“Entraram três pedidos de viabilidade, no município de Mogadouro para a instalação de três empreendimentos de aproveitamento de energia solar sistema fotovoltaico. Temos conhecimento que dois deles seguiram para a Direcção Geral de Energia para posterior emissão de parecer favorável. O que significa que é uma área que está por explorar, apesar do concelho ter potencial, que pode trazer a estas terras uma mais valia na criação de postos de trabalho”, salientou.

Esta pode também ser uma oportunidade para dar uso a terras ao abandono e uma importante fonte de rendimento.

"Esta é também uma forma de dar uso a terrenos que estão abandonados há muitos anos. As empresas chegaram a acordo com os proprietários das parcelas e o pagamento acordado é de 1 euro por metro quadrado e os pedidos que entraram na câmara tinham áreas próximas dos 100 hectares”, destacou Evaristo Neves.

O interesse surge devido às particularidades do concelho, que tem um elevado número de horas de exposição solar. “Há um estudo que diz que no distrito de Bragança, o concelho de Mogadouro é o que tem maior exposição solar e o maior número de horas para essa exploração diária. O concelho tem em média cerca de 6 horas por dia de aproveitamento solar”, destacou.

Após a aprovação do projecto pela direcção geral da energia, as empresas têm de 18 meses para o concluírem. Espera-se que este tipo de empreendimento crie pelo menos 5 postos de trabalho. Escrito por Brigantia.