Emigrante que seguia num autocarro para Paris sentiu-se mal perto de Bragança e testou positivo à Covid-19

PUB.

Dom, 10/05/2020 - 00:37


Um autocarro de emigrantes deslocava-se do Porto para Paris quando um passageiro manifestou sintomas de Covid-19, perto de Bragança.

O homem começou a tossir e a sentir-se indisposto e o motorista ligou para o INEM, tendo sido reencaminhados para o hospital de Bragança. “Nós vínhamos do Porto e um senhor sentiu-se mal, começou a tossir muito, disse que estava mal disposto e que queria parar”, começou por contar Manuel Moutinho, motorista do autocarro, acrescentando que “por segurança decidiram ir para o hospital”

Depois de o emigrante ter sido testado para a Covid-19, confirma-se que o resultado é positivo. No autocarro seguiam 23 passageiros e, segundo Manuel Moutinho, foram cumpridas as normas de segurança, nomeadamente a lotação reduzida para metade, distanciamento entre pessoas e o uso de máscara. “O senhor veio sempre com a máscara dentro do autocarro”, disse o motorista, acrescentando que os restantes passageiros aparentavam estar tranquilos. Os emigrantes deslocavam-se para Paris em trabalho.

As restantes pessoas permaneceram dentro do autocarro, onde acabaram por jantar. Perante a situação, foi accionada a Protecção Civil Municipal. Hernâni Dias, presidente da PCM e autarca de Bragança, garante que existem “todas as condições para acolher as pessoas no Pavilhão Arnaldo Pereira”. O autocarro chegou a Bragança por volta das sete e meia da tarde e até à meia-noite ainda não tinha sido tomada uma decisão se os emigrantes, que se encontravam dentro da viatura, iriam permanecer no hospital ou iriam regressar a casa.

Em Abril o pavilhão municipal Arnaldo Pereira, em Bragança, foi preparado e equipado para receber doentes infectados com Covid-19, como complemento ao hospital de campanha instalado pelo município junto da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais