PUB.

As eleições da presidência do IPB realizam-se hoje e Orlando Rodrigues é o único candidato

PUB.

Qui, 19/04/2018 - 08:16


Orlando Rodrigues é o único candidato à presidência do Instituto Politécnico de Bragança, nas eleições que se realizam hoje.

É docente na Escola Superior Agrária de Bragança há mais de 30 anos e a ocupa actualmente o cargo de vice-presidente da instituição. O candidato assume que encabeça um projecto de continuidade, e em entrevista à rádio Brigantia e Jornal Nordeste, Orlando Rodrigues traça como objectivos diferenciar o IPB pela inovação pedagógica, capacidade científica e ligação às empresas:

“É um projecto de continuidade com o projecto que temos tido até aqui, que se tem baseado essencialmente numa forte capacidade científica da instituição e de uma forte internacionalização. Pretende-se continuar essa linha e procurar novas de diferenciação da instituição, sustentada nesses grandes activos que temos, sobretudo na grande capacidade científica que a instituição tem e que se distingue das outras instituições congéneres a nível nacional. Pretendemos diferenciarmos através de uma forte ligação às empresas”, defendeu Orlando Rodrigues.

Apesar dos bons resultados nos rankings, que colocam o IPB como o melhor politécnico do país há quatro anos, o docente admite que não se vai acomodar com estes indicadores e apostar no crescimento da instituição:

“A perspectiva é de crescimento e de melhoria e não pode ser de outra maneira. Não podemos considerar que se está numa boa posição e deixar que os assuntos corram. O alcance são sempre projectos novos e a ansiedade de realizar mais e melhor. Este mundo do ensino superior é muito competitivo e sensível” disse Orlando Rodrigues.

Uma das alavancas de crescimento do instituto tem sido o aumento de alunos estrangeiros. Orlando Rodrigues afirma a internacionalização será uma estratégia para continuar, no entanto, com outra perspectiva:

“Somos a instituição que em números absolutos, não só relativos, mas também absolutos que mais estudantes internacionais tem no país. E não temos muita mais manobra de crescimento, porque estamos no limite das vagas internacionais que podemos ocupar. O objectivo é atrair agora bons alunos” acrescentou.

Estes são alguns dos temas de uma entrevista que pode ouvir na íntegra hoje aqui na antena da Rádio Brigantia depois do noticiário das 5 da tarde e que pode ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

As eleições para a presidência do IPB decorrem hoje e Orlando Rodrigues é o único candidato para substituir Sobrinho Teixeira. Escrito por Brigantia
 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro