PUB.

Eleições agitam corporação dos Bombeiros de Bragança

PUB.

Qua, 04/09/2019 - 10:12


A Lista B, uma das candidatas às eleições dos Bombeiros de Bragança, e que tem como cabeça de lista Afonso Patrício, acusa o candidato da Lista A, José Moreno, de não ser sócio dos Bombeiros, o que tornaria ilegítima a lista.

José Moreno, quando confrontado, afirma que a sua lista não tem qualquer ilegalidade.

“A mesa da Assembleia não aceitaria a minha lista, se a lista não estivesse perfeitamente correcta e não obedecesse a todos os itens que são necessários para que a lista seja aceite. Pensando já eles que teriam grandes possibilidades de eliminar a minha lista por não ser sócio, ora isso não é verdade, porque eu estou numa lista onde estão os bombeiros que passaram à reserva. O bombeiro que não é sócio não pode ser eleito nem fazer parte de uma lista, o bombeiro que passou à reserva já é elegível”, explicou.

O candidato da Lista A acrescenta ainda que não passa de uma estratégia da Lista B para os combater.

“A outra lista tem arranjado constantemente refúgios para combater a minha. Eu acho que o combate tem que ser na apresentação de propostas que sejam bem debatidas para ver qual ser a lista que melhor servirá à Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança”, disse José Moreno.

Contactado Afonso Patrício, candidato da Lista B, não quis prestar declarações gravadas mas disse que a sua lista considera ainda que se verificam ilegalidades, relativamente aos subscritores “serem bombeiros do corpo activo, o que não está previsto nos estatutos”. Desta forma, questiona as razões por que a lista não foi “rejeitada”.

Contactado o presidente da mesa da Assembleia Geral, Fernando Calado, adiantou que a Lista A “está de acordo com o estabelecido nos estatutos”.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Ângela Pais