PUB.

"É um orgulho estar aqui para a apresentação de um torneio que acabou por lançar a minha carreira"

PUB.

Dom, 11/03/2018 - 01:00


O Inter-Regiões de Hóquei em Patins vai trazer a Bragança entre os dias 22 e 25 de Março 11 selecções distritais.

A competição foi apresentada este sábado e contou com a presença do brigantino Ricardo Figueira.
O ex-jogador do F.C. Porto, Sporting SC e da Selecção Nacional, tendo sido campeão do mundo com a camisola da equipa das quinas, destaca a importância do torneio que diz ter sido uma rampa de lançamento para a modalidade.
“Para mim é um orgulho enorme estar aqui e ter sido convidado para a apresentação de um torneio que acabou por lançar a minha carreira. No longínquo ano de 1997 integrei o inter-regiões pela selecção da Associação de Patinagem do Porto e nesse ano fui convidado para integrar a equipa de juvenis do F.C. Porto. Ainda como atleta do CAB fui convocado para a selecção nacional de juvenis”.
Ricardo Figueira vê no inter-regiões uma oportunidade de os jovens jogadores mostrarem talento e de a cidade de Bragança mostrar todas as suas potencialidades.
“São torneios que dão a conhecer atletas de regiões tão diferentes. É interessante a realização em Bragança pois muitos atletas do litoral não viriam a Bragança se não fosse desta forma”.
Figueira deu os primeiros passos no hóquei em patins no Clube Académico de Bragança e recorda os sacrifícios para poder praticar a modalidade.
“Naquela altura as viagens eram intermináveis, não havia auto-estrada e a IP4 tinha acabo de ser construída. Saíamos de Bragança muito cedo, às 06h00, para jogar às três da tarde e chegávamos à uma da manhã com aulas às 08h30 no dia seguinte. Era um sacrifício que fazíamos com gosto pela modalidade e pelo clube”.
O currículo do ex-jogador da Selecção Nacional, médico de profissão, é invejável, conta com oito títulos nacionais, quatro Taças de Portugal e foi ainda campeão do mundo em 2003. Figueira vestiu as cores do Clube Académico de Bragança, F.C.Porto, Oliveirense e Sporting CP.
O brigantino esteve, este sábado, em Bragança, na apresentação do 42º Inter-regiões de Hóquei em Patins. A competição realiza-se nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de Março.

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira / Paulo Afonso