Duas escolas básicas encerraram em Bragança

PUB.

Ter, 20/09/2016 - 10:10


O arranque do novo ano lectivo fica marcado pelo encerramento de duas escolas na cidade de Bragança. Trata-se de dois estabelecimentos de ensino do Agrupamento Abade de Baçal: as Escolas Básicas da Mãe d’Água e a das Cantarias. 

Cada uma delas recebeu apenas três matrículas para o ano lectivo 2016/17.

O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, frisa que a autarquia “sempre teve uma atitude de manter as escolas abertas”, no entanto, “o número de matrículas reduzido inviabilizava o funcionamento dessas escolas”, acabando o agrupamento por “decidir colocar os alunos na escola sede”.

Os dois edifícios onde funcionavam os estabelecimentos escolares têm entre 20 a 30 anos e coloca-se agora a questão da utilidade dos mesmos.

O autarca brigantino refere, no entanto, que não faltam propostas para a ocupação dos espaços.

“Os edifícios municipais nunca ficam sem utilidade. São edifícios que estarão sempre a ser cobiçados por entidades que deles necessitam e, obviamente, que, numa circunstância destas, não faltarão candidatos. Não está ainda nada decidido mas não deixamos já de ter pedidos para esses edifícios”, revelou Hernâni Dias, acrescentando que é importante que estes imóveis possam vir a ser “úteis para a comunidade”.

Para já, o Município não revela quais os projectos que estão em cima da mesa para os imóveis onde funcionaram estas escolas. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Sara Geraldes