PUB.

Doenças pulmonares com diagnóstico facilitado em Bragança

PUB.

Qua, 19/11/2008 - 08:18


Apenas as sub-regiões de saúde de Bragança e de Vila Real utilizam a espirometria no seu dia-a-dia como exame de diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crónica. A informação é avançada pelo responsável de Cardiopneumologia da sub-região de saúde de Bragança no dia em que se assinala o dia mundial da doença.  

“Está acessível a todos os utentes pois só as sub-regiões de Bragança e Vila Real apresentam a espirometria como diagnostico que é um exame para fazer o diagnostico precoce da doença” refere Acácio Sales.

A doença pulmonar obstrutiva crónica inclui a bronquite crónica e o enfisema, que junto com a asma são as doenças pulmonares mais frequentes na região.

 

Acácio Sales avança ainda que o tabaco é a principal causa destas doenças. “É uma doença observada sobretudo nos fumadores pois 90% da mortes por desta doença são consumidores de tabaco”.

 

Para promover o diagnóstico precoce da doença a sub-região de saúde de Bragança vai hoje realizar espirometrias nos centros de saúde e ao domicílio. “Teremos também acessível a oximetria de pulso que também faz o acompanhamento desta doença”.

Em Portugal calcula-se que a DPOC atinja 5,3% da população.