Distrito de Bragança com maior número de casos de AVC no país

PUB.

Ter, 01/04/2008 - 09:40


O distrito de Bragança é o que regista maior número de casos de AVC a nível nacional. A prevenção poderá ser a única solução para inverter esta tendência que representa primeira causa de morte em Portugal e na região transmontana.  

O alerta foi deixado esta segunda-feira, em Mirandela, nas comemorações do Dia Nacional do AVC. “Em Trás-os-Montes temos mais AVC’s que no resto país, à volta de 600 casos para 150 mil habitantes, isto todo os anos, temos uma incidência elevada, tem a ver também com a prevalência dos factores de risco e com o envelhecimento da população”, explica Ilda Matos, adjunta do director do centro hospitalar do nordeste que acrescenta que “é na prevenção que tem que se investir “.

 

No rastreio efectuado pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral participaram 285 pessoas. Deste universo foram detectadas 15 dentro do grupo de risco e a necessitarem de uma vigilância mais apertada. As pessoas mostram-se preocupadas com a sua saúde, embora pouco façam no sentido da prevenção. “Para comer estou sempre bem disposto, exercício físico faço algum, mas pouco, prevenção devíamos fazer todos nós”, refere um dos participantes do rastreio.

 

Para detectar um possível acidente vascular cerebral deve dar atenção à regra dos 3 F´s.

Alterações na face, na fala e na força. A confirmarem-se alguns destes sintomas deve ligar imediatamente o 112 já que o AVC pode ser mortal ou deixar sequelas que levam à incapacidade da pessoa.