PUB.

Dicionário de Açorianismo arranca em Bragança

PUB.

Qui, 02/10/2008 - 08:25


A cidade de Bragança vai ser palco do ponto de partida para a elaboração do dicionário do Açorianismo. Esta quinta-feira vai ser assinado um protocolo entre os Institutos Politécnicos de Bragança e Setúbal e a Universidade de Mackenzie em São Paulo, no Brasil com vista à elaboração do manual.  

O acordo é celebrado na abertura do sétimo colóquio da Lusofonia. “Vai permitir formalizar aquilo que lançamos há cerca de dois anos” afirma Chrys Chrystello, o organizador do colóquio. “Alunos e professores daquelas instituições vão fazer um levantamento para esse dicionário” acrescenta o responsável. “Esta obra devia ter sido feita pelo ministério da cultura, fundação Gulbenkian e Instituto Camões mas mais uma vez é a sociedade civil que mostra como se faz” critica Chrys Chrystello.

 

O sétimo colóquio da Lusofonia que decorre em Bragança até Domingo, tem este ano como tema “A língua Portuguesa e os Crioulos”. Com este tema pretende-se “estudar a influencia que a língua portuguesa teve nos crioulos e vice-versa” refere. “Vamos focar os crioulos de São Tomé, de Cabo Verde e de Moçambique” acrescenta.

 

Durante o colóquio da Lusofonia vai ainda decorrer o primeiro acto formal da Academia Galega da Língua Portuguesa que foi anunciada há dois anos.