Dia da Europa comemorado em Trás-os-Montes

PUB.

Sex, 09/05/2008 - 08:18


Hoje é o Dia da Europa e estão previstas na região várias iniciativas para assinalar a data. Em Freixo de Espada à Cinta, os cerca de 500 alunos do concelho vão formar a bandeira da União Europeia com cinco mil flores feitas em papel.

Uma iniciativa que conta com o apoio da Comissão Europeia. “Decidimos evocar o Dia da Europa lançando um desafio às escolas do concelho para que construísse uma bandeira da União Europeia em grande formato” explica Pedro Mora, vice-presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta. O estandarte tem “dois metros de largura por três de comprimento com cerca de cinco mil flores que vamos colocar na parede de entrada do auditório municipal” acrescenta.

A autarquia de Freixo quer aproveitar a iniciativa para apresentar algumas propostas ao representante da Comissão Europeia que vai estar presente na vila. “É uma oportunidade de estabelecermos contactos importantes porque no contexto europeu somos uma porta da Europa” afirma Pedro Mora.

Em Miranda do Douro vai estar parente no espaço Internet da cidade uma exposição de trabalhos realizados pelas escolas do concelho.

Nas escolas secundárias, vão realizar-se actividade de animação e concursos de trabalhos artísticos sobre a Europa.