Desporto adaptado: Bragança recebe 1ª edição dos Jogos de Inverno da ANDDI e tem Pizzi como padrinho

PUB.

Qui, 23/01/2020 - 08:23


A cidade de Bragança vai receber a 1ª edição dos Jogos de Inverno da Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI). A iniciativa realiza-se nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, vai contar com mais de 300 participantes e tem como padrinho Pizzi, jogador do SL Benfica.  

Pizzi disse prontamente sim ao convite da ANDDI para apadrinhar a 1ª edição dos Jogos de Inverno que se vai realizar em Bragança, a cidade natal do jogador do Benfica.

O evento reveste-se de especial importância para a organização, por se tratar do primeiro, e José Costa Pereira, presidente da ANDDI, está convicto do sucesso da iniciativa. “É um momento especial para a história da ANDDI e posso já garantir que os jogos vão ser um êxito. Naturalmente vai estar frio, próprio desta altura do ano. Contudo, nós temos a certeza que vão ser quentes pelo calor que a cidade transmontana está a colocar nesta organização”.

O presidente do Município de Bragança não hesitou em receber os Jogos de Inverno na cidade. Hernâni Dias diz ser um evento importante, tanto a nível desportivo como social. “Entendemos ser uma iniciativa de grande relevância do ponto de vista social. E como entendemos que o desporto é para toda a gente quisemos receber estes Jogos de Inverno, até porque Bragança é uma cidade inclusiva”.

Os Jogos de Inverno vão trazer a Bragança mais de 300 participantes, de 21 equipas. Hernâni Dias acredita que vai deixar marca na região. “É um evento que vai trazer muita gente a Bragança, que será marcante para a cidade e para quem nos vier visitar”.

À ANDDI e ao Município de Bragança junta-se a Academia do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires na organização do evento. Jorge Teixeira destaca “o apoio das várias instituições” num evento que promove o desporto adaptado. “É uma iniciativa para dar possibilidade às pessoas portadoras de deficiência de participarem em grandes eventos”.

Basquetebol 3x3, Boccia, Caminhada, Trail e Mini-Trail adaptado, Polybat, ParaHóquei e Ténis de Mesa são as modalidades presentes nos Jogos de Inverno da ANDDI.
Além dos jogos, que foram apresentados esta quart-feira, Bragança recebe ainda, no dia 1 de Fevereiro, um estágio da Selecção Nacional de Basquetebol de Síndrome de Down, vice-campeã do Mundo.

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira