Deputados do PSD querem centro de testes à Covid-19 em Bragança

PUB.

Qui, 02/04/2020 - 10:00


Os deputados do PSD pedem a criação de um centro de rastreio na capital de distrito.

Os parlamentares consideram indispensável a abertura de um centro de testes ao novo coronavírus como forma de agilizar a identificação de infectados e impedir ainda mais a disseminação do vírus no distrito de Bragança, como frisa a deputada social-democrata eleita pelo círculo de Bragança, Isabel Lopes.

“O PSD pede que neste actual cenário, em que estamos na fase de mitigação do vírus, um reforço das medidas adoptadas. É indispensável a abertura de um centro de testes, já há um centro móvel em Macedo, mas é insuficiente”, referiu.

Para os deputados a criação de um centro de testes é essencial para evitar a demora nos resultados. “É urgente a abertura de um cetro de testes na capital de distrito, para estar mais próximo e ser mais rapidamente rastreados as pessoas de Bragança e do distrito”, sublinhou.

Preocupados com a situação nos lares, os parlamentares consideram que Bragança, sendo uma das regiões mais envelhecida do país, devia ser prioritária na realização dos testes nos lares de idosos.

Também o município e Bragança critica o facto de no distrito não haver um centro de testes de doentes Covid-19, existindo apenas uma unidade móvel de colheita de amostras, que são encaminhadas para o Hospital de São João, no Porto. O que implica, não só, custos acrescidos, como atrasos no conhecimento dos resultados, que, segundo a câmara de Bragança, chega a 72 horas, revelando-se esta solução insuficiente para as necessidades do distrito. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro