Deputado do PS de Bragança "surpreendido" com transferência do GIPS para Izeda

PUB.

Qua, 08/07/2020 - 09:07


O deputado socialista eleito por Bragança diz-se surpreendido com a mudança dos GIPS de Bragança para Izeda.

Jorge Gomes considera que não será a melhor opção mudar estes elementos para um território mais afastado do Parque Natural de Montesinho.

“Não vejo esta mudança como positiva, porque sai da proximidade a uma das maiores áreas florestais deste país, que é o Parque Natural de Montesinho”.

Uma das alternativas ponderadas foi a instalação deste pelotão da 7.ª companhia dos GIPS no edifício das Infraestruturas de Portugal, antiga Junta Autónoma de Estradas, em Bragança. O processo foi conduzido precisamente por Jorge Gomes, enquanto desempenhou funções de secretário de Estado da Administração Interna, na anterior legislatura. Mas o acordo com o ministério das Infraestruturas não chegou a sair do papel.

“O que ficou na altura decidido e, inclusivamente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil negociou com as Infraestruturas e tinham chegado a acordo, salvo erro através de pagamento de renda. Depois eu deixei de ser secretário de Estado e não acompanhei mais o processo”, disse.

Jorge Gomes afirmou ainda que vai agora questionar o Ministério da Administração Interna sobre esta mudança.

A degradação do edifício onde os GIPS estão instalados em Bragança levou à procura de uma solução que passa pela transferência para a vila de Izeda, a 45 quilómetros da sede de concelho e 42 da Serra da Nogueira onde prestam serviço no centro de meios aéreos durante a época de incêndios.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro