Deputada do PSD assumiu que usou password de José Silvano

PUB.

Sex, 09/11/2018 - 17:36


A deputada do PSD Emília Cerqueira assumiu, esta tarde, que foi ela que registou a presença de José Silvano nos dias em que faltou.

Dizendo que o fez inadvertidamente, a parlamentar afirmou que teve necessidade de aceder a informação no computador do secretário-geral do PSD, que apenas ali está contida.

Numa conferência de imprensa no Parlamento há pouco, Emília Cerqueira assumiu que entrou no computador de José Silvano mas não a pedido de ninguém.

A deputada do PSD eleita por Viana do Castelo diz que "não existe um login no hemiclo mas sim uma password que deve ser introduzida para se aceder ao terminal de computador”. Assim, ao entrar no computador de Silvano acabou por registar a presença, o que diz ter feito sem essa intenção.

A parlamentar lamenta que “se tenha criado um circo mediático, pelo facto de um colega partilhar ficheiros" e considera que se trata de um “ataque à direcção de Rui Rio".

O deputado José Silvano tinha pedido ontem uma investigação à Procuradoria-Geral da República, com "a maior brevidade" aos factos ocorridos.

Na primeira declaração pública sobre o casos das alegadas falsas presenças, o secretário-geral do PSD tinha dito que "legal e eticamente nada há a apontar” e assegurou que não registou a presença, não mandou ninguém registar e não auferiu qualquer vantagem monetária". Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro