Cursos CTeSP do IPB sem alunos suficientes para abrir em Macedo este ano lectivo

PUB.

Qui, 19/09/2019 - 10:41


Há mais alunos inscritos para frequentar Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico de Bragança este ano

Quem o diz é Orlando Rodrigues, presidente da instituição. “Não era essa a previsão que fazíamos, tínhamos expectativa que houvesse mais candidatos, até porque este tipo de cursos são muito interessantes em diversos pontos de vista, como temos defendido, e cada vez mais estão a expandir-se pelo mundo inteiro. São cursos que dão uma formação muito profissionalizante e que permitem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho e a continuação dos estudos. Macedo de Cavaleiros tem uma posição central que seria interessante para poder oferecer este tipo de cursos. Fizemos uma aposta forte, ampliamos a oferta com cursos que nos pareciam ajustados, mas não houve candidatos, e provavelmente as pessoas ainda não perceberam exactamente o que são estas formações e o interesse que têm. Continuaremos a insistir no próximo ano, a fazer parcerias locais com as escolas secundárias, profissionais, entre outras, e esperamos que corra melhor”.

Neste momento decorre a segunda fase de candidaturas, mas apenas para os os cursos que ainda têm possibilidades de abrir. No que respeita às ofertas descentralizadas, Carrazeda de Ansiães, à semelhança do ano passado, volta a ter um curso, desta vez na área de Gerontologia, com 22 alunos já inscritos. Em Chaves vão ser formadas quatro turmas e em Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso foi feita uma parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Por outro lado, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Marco de Canaveses e Guimarães não tiveram alunos suficientes para formar turmas na primeira fase, e por isso, não vão abrir cursos. No caso de Macedo, onde o ano passado, pela primeira vez, houve abertura de um curso, o presidente do IPB admite que este não era, de todo, o resultado esperado. “Bragança e Mirandela tiveram muitos candidatos, assim como Chaves. Em Bragança, por exemplo, as candidaturas aos CTeSP aumentaram muito, e por isso temos mais alunos colocados nestes cursos do que no ano passado. Sob esse ponto de vista, de forma global no IPB, as colocações nos cursos CTeSP têm sido um sucesso”, disse Orlando Rodrigues.

Os cursos CTeSP conferem diploma de Técnico Superior Profissional com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações e têm a duração de dois anos, sendo o último semestre realizado em contexto de trabalho. Em Macedo de Cavaleiros estão abertas as candidaturas para uma pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde, para começar na Escola de Negócios do IPB ainda este ano. Mas há mais ofertas a serem preparadas. “Estamos a trabalhar e planear formações em inovação empresarial e vamos também tentar oferecer cursos na área da formação de gestores para administração pública, consoante a procura que tivermos. Vamos procurando gerir essa oferta para que ela cresça. Achamos que está a correr bem”.

Segundo o presidente do IPB, o período de candidaturas para a pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde decorre até ao final desta semana, mas poderá ser alargado.

Escrito por Onda Livre (CIR)