Cuidados continuados avançam em Vimioso

PUB.

Sex, 29/02/2008 - 09:10


Já foi lançado o concurso público para a construção da unidade de cuidados continuados de Vimioso. Juntamente com Vinhais, são os dois últimos concelhos do distrito de Bragança a ser contemplados com este serviço.

A empreitada consiste na remodelação do antigo edifício do centro de saúde e deve arrancar no final do próximo mês uma vez que a obra tem de estar concluída este ano, tal como previsto no protocolo assinado entre a santa casa da misericórdia e o ministério da saúde. “Estamos a prever começar no fim de Março porque tem de estar pronta até Dezembro do corrente ano” adianta Francisco Jerónimo Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vimioso.

Este responsável acrescenta que “numa fase inicial e pelo que está previsto” a unidade de cuidados continuados vai ter capacidade para 15 camas. “Aquilo depois fica com mais espaço mas que não foi contemplado” refere Francisco Jerónimo Machado. Grande parte do edifício vai ficar, para já desocupado “depois veremos se podemos aproveitar aquele espaço ou não, depende das autorizações que tivermos” afirma.

Francisco Jerónimo Machado não tem dúvidas que este serviço faz muita falta no concelho. “É uma necessidade premente e absoluta” considera “somos um conselho isolado e pelo menos as pessoas do nosso concelho têm de ter um sítio onde estar” quando saem do hospital.

A unidade de cuidados continuados de Vimioso vai custar cerca de 900 mil euros, comparticipado em 30% pelo programa Saúde XXI.