Criminalidade violenta aumenta no distrito que continua a ser o mais seguro do país

PUB.

Qua, 08/07/2020 - 09:05


Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, a criminalidade violenta e grave no distrito de Bragança aumentou 38% em 2019.

Registaram-se mais 16 crimes em relação a 2018. Estes valores, ainda que baixos, traduzidos em percentagem, podem “assustar”, mas não haverá razões para isso, considerou comandante da PSP de Bragança e Mirandela, José Neto:

“Nós continuamos a apresentar os valores mais baixos de crimes registados. Quanto aos 38%, olhando para esse valor dessa forma nós podemos ter um sentimento de insegurança que não é real”, afirmou.

Nestes crimes violentos estão inseridos os de ofensa à integridade física, roubos na via pública e resistência e coacção sobre funcionários. Nos roubos na via pública verificou-se um aumento de 3 para 7 crimes, mas José Neto entende que são valores insignificantes.

“Quando falamos de um roubo não está em causa a nossa capacidade de policiar. É impossível, para qualquer polícia do mundo, evitar este indicador e reduzi-lo a zero”, acrescentou.

Apesar do aumento destes valores em relação a 2018, o comandante da PSP salientou que o distrito continua a ser o mais seguro do país.

Já no que diz respeito à criminalidade geral registou-se uma diminuição de 10% no distrito de Bragança. Estes crimes estão associados a furtos em residência, veículos, estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de ensino.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais