PUB.

Covid-19: profissionais da ULS NE garantem estar a trabalhar arduamente mas reclamam melhores infraestruturas

PUB.

Qui, 02/04/2020 - 17:04


Cerca de 90 profissionais de saúde da ULS Nordeste, perante a situação de pandemia de Covid-19, transmitiram, em comunicado, que, desde o início de Fevereiro, estão a trabalhar “arduamente” com o objectivo de estarem preparados para enfrentar a situação para a qual não estavam preparados, nem eles, nem os sistemas de saúde, nem os restantes cidadãos

Estes profissionais garantem ainda que, apesar das dificuldades com que se deparam na gestão diária da crise, estão unidos e empenhados em prestar os melhores cuidados de saúde aos utentes e, em simultâneo, aos cidadãos atingidos pelo vírus.

No entanto, sublinham que há vários anos que têm vindo a reclamar melhores infraestruturas hospitalares e modernização dos meios complementares de diagnóstico, assim como melhoria tecnológica e laboratorial, melhoria nas infraestruturas que foram concursadas há 15 anos e até agora adiadas. Os profissionais lamentam ainda que outras prioridades no país vão deixando para trás o interior, tanto na área da saúde como noutros sectores. Assim, dizem ainda sentir “angústia” no adiamento da melhoria de infraestruturas da ULS Nordeste, resultando em vários constrangimentos para profissionais e utentes, e que, tanto eles como os cidadãos, sentem as dificuldades relacionadas com a falta de fixação de profissionais de saúde nesta unidade. Segundo apontam, a escassa fixação deve-se à fracas medidas atractivas, seja em termos de compensação, seja em condições de trabalho face à não requalificação das infraestruturas hospitalares.

O comunicado destes profissionais data desta última terça-feira, sendo que no fim-de-semana também um grupo de médicos se queixou que o hospital de Bragança não teria meios para tratar doentes com Covid-19, uma vez que estaria a receber doentes infectados que facilmente se cruzam com outros que aguardam confirmação. Apontava-se ainda que haveria falta de meios de tratamento, de condições físicas adequadas e sem a mínima segurança para profissionais de saúde na área de internamento para doentes com o novo coronavírus. A directora clínica da ULS Nordeste, Eugénia Madureira, respondeu a estas reclamações, dizendo na altura que não correspondiam à verdade.

Escrito por Brigantia