Covid-19: mais uma morte e 22 casos positivos no distrito de Bragança além do surto da santa casa

PUB.

Seg, 05/10/2020 - 16:23


Desde a passada sexta-feira, até ao final do dia de domingo, as autoridades de saúde do distrito registaram mais 82 casos de infeção do novo coronavírus, 60 deles detectados nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, um surto que já atingiu 115 pessoas (100 utentes e 15 funcionários).

Para além destes casos positivos naquela instituição brigantina, há ainda mais 22, distribuídos por outros concelhos, dois deles em Mirandela, que não estão ligados a nenhum surto, são casos isolados: um estudante, natural de Ponte de Lima, que frequenta a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, e que já está em isolamento profilático, e ainda um homem, na casa dos 50 anos, delegado de informação médica, que também já está a recuperar, na sua residência.

O distrito registou mais uma morte, a 29ª desde que começou a pandemia. O último óbito aconteceu, no sábado, e vitimou um homem de 53 anos, natural de Lamoso, na freguesia de Bemposta, concelho de Mogadouro. Era doente oncológico e faleceu no hospital de Bragança.

Este domingo, a junta de freguesia de Bemposta lançou mesmo um comunicado a apelar ao cumprimento das regras sanitárias. “Devido à existência de casos positivos a covid-19 e, na possibilidade de estes poderem levar ao aparecimento de novos surtos na nossa freguesia e no concelho, apela-se à colaboração de toda a população. A adaptação de comportamentos responsáveis é um dever de todos, se tiverem contacto próximo com pessoas infectadas ou possivelmente infectadas, cumpram o isolamento social e voluntário de 14 dias”, lê-se no comunicado.

No mesmo documento, apela-se ao “uso de máscara e de forma correta”, à “higienização e desinfecção das mãos frequentemente” e para manter “distanciamento social”.

Até ao momento, o número de casos confirmados já ultrapassa os 850, estando ainda activos mais de 300 casos. Escrito por Terra Quente (CIR).