Covid-19: dois óbitos registado no lar de Ligares (Freixo) num dia com mais 97 casos positivos no distrito

PUB.

Qui, 26/11/2020 - 09:16


Duas utentes do lar de Ligares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, infectadas com o novo coronavírus faleceram ontem. As idosas, uma de 94 anos e outra de 84, tinham outros problemas de saúde, a última esta mesmo hospitalizada. 

A informação foi confirmada pela Congregação das Servas Reparadoras de Jesus Sacramentado, gestora do Centro Social Monsenhor Júlio Martins, em Ligares, que adiantou também que, nesta altura, 28 utentes já não apresentam sintomas. A instituição enfrenta um surto agora com 31 utentes e sete funcionários infectados.

Registaram-se mais duas mortes associadas à Covid-19. Uma idosa de 90 anos de Vilarinho de Agrochão (Macedo de Cavaleiros) e um homem de 83 anos do concelho de Vila Flor, mas estes quatro óbitos ainda não vêm reportadas no último relatório.

De terça para quarta-feira, o distrito de Bragança registou 97 novos casos de infecção por Sars-Cov-2, um número superior ao de pacientes recuperados que se fixou nos 88.

O boletim actualizado da situação epidemiológica da pandemia regista mais uma morte associada à Covid-19, de uma utente do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, a terceira registada naquele equipamento.

As autoridades de saúde continuam a não divulgar os novos casos e os recuperados, por concelho, avançando apenas o número total de casos ainda ativos.

Verifica-se que, em 24 horas, houve 8 concelhos em que o número de casos activos aumentou. Aconteceu em Bragança, com mais 13 casos. Torre de Moncorvo com mais 7. Vinhais e Alfândega da Fé têm mais 3 casos ativos. Já os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Vila Flor e Vimioso registam agora mais um caso ativo.

Freixo de Espada à Cinta e Carrazeda de Ansiães têm os mesmos casos do dia anterior, enquanto os restantes dois concelhos do distrito viram diminuir o número de casos ainda ativos da doença. Mogadouro tem menos 14 e Mirandela menos 9 casos ativos.

Conferimos agora os totais em cada concelho, à data de 25 de Novembro. Bragança continua a ser o mais afetado com 408 casos ainda activos. Segue-se Mirandela com 146. Macedo de Cavaleiros com 136. Freixo de Espada à Cinta com 125. Miranda do Douro com 82. Torre de Moncorvo regista agora 65 casos activos. Alfândega da Fé tem 43. Mogadouro 32. Vimioso 25. Vinhais 20. Vila Flor conta 8 casos ativos e Carrazeda de Ansiães soma 4.

O número total de casos confirmados desta pandemia já chega aos 3250. Recuperados são agora 2134 e há 70 mortes confirmadas.

Entretanto, Mais seis utentes e duas funcionárias do Lar do Centro Social e Paroquial da vila de Torre de Dona Chama testaram positivo para a Covid-19, aumentando para 34 o número total de infetados naquela instituição (26 utentes e 8 colaboradoras), informou o diretor, José Rodrigues. Foram os novos casos positivos diagnosticados depois da segunda bateria de testes realizados na instituição. Hoje ou amanhã, vão ser testados os anteriores casos positivos para se perceber se já existem recuperados da doença. Até ao momento, este surto de Covid-19 naquele lar de idosos do concelho de Mirandela já contabiliza três mortes.

Escrito por Brigantia/ Terra Quente (CIR).