Costa em Bragança diz que valorizar os recursos do território é o caminho para contrariar despovoamento

PUB.

Ter, 25/01/2022 - 10:03


António Costa, líder do Partido Socialista (PS), esteve esta segunda-feira, em Bragança. 

O candidato a primeiro-ministro recebeu o apoio de muitos militantes e simpatizantes na praça da Sé, depois de ter passado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde participou numa sessão com alunos e investigadores, sublinhando a importância da existência de pólos de qualificação relativa aos recursos endógenos da região, para o desenvolvimento do território.

“O país pergunta-se muitas vezes como é que vamos conseguir repovoar as zonas de baixa densidade, eu creio que a chave é clara: só o vamos fazer quando houver empresas que gerem emprego. O que só haverá quando tivermos duas coisas fundamentais: recursos humanos altamente qualificados para essas empresas e, em segundo lugar, conhecimento suficiente para poder valorizar o que de diferencial este território tem”, afirmou.

Ver a geografia como uma vantagem pode ser mais fácil com a melhoria das acessibilidades, como a que está prevista no PRR, sublinhou António Costa.

“A posição geográfica tem sido tradicionalmente vista como um problema e tem de ser vista como uma vantagem, porque esta é uma zona que está próxima da fronteira e quando estiver concluída a estrada entre Bragança e a Puebla de Sanabria será a capital de distrito que terá a alta velocidade ferroviária mais próximo, estará mais próximo de Madrid do que de Lisboa em termos de tempo. Isto altera completamente esta geografia”, sublinhou

Quanto ao tempo que vai levar a contrariar a tendência de perda de população no interior, o secretário-geral do PS afirma que não é uma questão de meia dúzia de anos.

“Não é possível inverter em 6 ou 8 anos uma dinâmica de seis décadas de despovoamento”, mas entende que se avança neste sentido com o “trabalho de todos, do ensino superior e muito em particular do Politécnico, que dote o território com os recursos humanos e com o saber necessário para aproveitar o desenvolvimento. Uma das reformas mais importantes que aconteceram nos últimos seis anos foi a forma como os politécnicos se mobilizaram para a criação de 911 novos cursos técnicos superiores”, sublinhou.

Acompanhado pelo cabeça de lista do círculo eleitoral de Bragança, Sobrinho Teixeira, e pelas secretárias de Estado das Comunidades, Berta Nunes, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, além dos restantes candidatos e todos os autarcas socialistas do distrito, António Costa tinha passado antes por Podence, Macedo de Cavaleiros, onde enalteceu “a candidatura vitoriosa na Unesco dos Caretos de Podence”, que colocou a aldeia “no mapa do mundo entre os múltiplos patrimónios imateriais da humanidade reconhecidos”. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro