Construção da estrada de Vimioso deverá começar em 2025 com financiamento do Orçamento de Estado

PUB.

Seg, 02/12/2024 - 08:25


A requalificação da estrada de Vimioso vai finalmente avançar

Depois de várias décadas de revindicação, este Governo incluiu no Orçamento de Estado para 2025 o financiamento da obra.

“Nós entendemos que é mais importante trabalhar para as pessoas do que trabalhar unicamente para apresentar medidas que não são executadas e dou como exemplo a ponte e a estrada para Vimioso, que não sai do papel há anos, e está prevista para ser executada neste Governo”, adiantou o deputado do PSD eleito por Bragança, Nuno Gonçalves.

A antiga Ministra da Coesão Territorial, do Governo do PS, há precisamente dois anos anunciou, em Vimioso, o financiamento para a construção da estrada. No entanto, esse dinheiro nunca chegou. Agora, o Governo de Luís Montenegro diz haver financiamento para a estrada começar em 2025.

O presidente da Câmara de Vimioso, António Santos, diz que só acredita quando as obras arrancarem. “Espero que passe das promessas aos actos, por forma a que não aconteça como nos últimos 13 anos, que nos vêm dizendo ano sim, ano sim, que a ponte vai avançar. Enquanto não haver matéria de facto para eu acreditar, eu continuarei sempre céptico. Enquanto não vir colocada a primeira pedra, continuo a não acreditar”.

A empreitada consiste na construção de uma ponte sobre o rio Maçãs e os respectivos acessos, num total de três quilómetros. O projecto já está aprovado, assim como o estudo de impacto ambiental. Só faltava mesmo o financiamento. “A informação que eu tenho é que está incluída no orçamento com 10 milhões de euros para 2025, 10 milhões para 2026 e 10 milhões para 2027”, acrescentou.

A construção da ponte e os acessos, que ligarão Vimioso a Carção, deverão custar cerca de 30 milhões de euros. Há mais de uma década que o município de Vimioso reclama a obra.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais