PUB.

Congestionamento da Portela atrasa ligações aéreas para Bragança

PUB.

Qua, 07/05/2008 - 08:30


A carreira aérea regional Bragança/Vila Real/ Lisboa está a ser condicionada pelo Aeroporto da Portela, em Lisboa, que está a atrasar os horários dos voos de regresso a Trás-os-Montes. É o próprio secretário de estado das obras públicas, transportes e comunicações que admite esta situação.

Paulo Campos, que ontem esteve em Bragança reunido com os autarcas do distrito, chegou à cidade através do avião da Aeronorte, mas atrasado cerca de 15 minutos.

O governante diz que a culpa é do congestionamento do Aeroporto da Portela, em determinados horários. “Enquanto estive à espera para sair estavam cinco aviões à frente da Aeronorte o que demonstra as condições em que o aeroporto funciona que tem uma procura muito significativa em determinados horários e esta ligação sai prejudicada usando esses horários”, admite.

Ontem foi lançado o concurso público para a exploração da carreira aérea.

O Governo enviou para a União Europeia as obrigações do serviço público.

O secretário de estado acredita que vão aparecer várias empresas interessadas. “No anterior concurso só participou uma empresa e agora nós consultamos quatro, sendo que duas apresentaram propostas” afirma Paulo Campos. “A nossa expectativa é que o próximo concurso tenha um número superior o que irá beneficiar os utentes porque o operador vai oferecer melhores condições”.

A empresa vencedora deste concurso público deverá estar a operar antes de Fevereiro.