PUB.

Concessão do Douro Interior adjudicada este ano

PUB.

Qua, 07/05/2008 - 08:28


O secretário de estado das obras públicas garante que estão a ser cumpridos os prazos relativos à construção do IP2. Apesar de a Estradas de Portugal ter retirado o estudo de avaliação ambiental por causa de algumas características locais que se revelavam incompatíveis com o traçado inicialmente previsto, Paulo Campos acredita que a obra deverá ser adjudicada ainda este ano.

“O concurso da concessão do Douro Interior, que envolve a construção o IP2 e do IC5 já foi lançado e há seis consórcios e cerca de 15 propostas, envolvendo cerca de 52 empresas” adianta o governante. Neste momento as propostas estão a ser avaliadas e “contamos adjudicar ainda durante o ano de 2008, de acordo com o prazo inicial com que nos tínhamos comprometido”.Segundo Paulo Campos, os projectos já têm aprovação ambiental á excepção do troço Pocinho/Junqueira no IP2, mas garante que isso “não será uma condicionante para que a adjudicação decorra este ano”.

Paulo Campos diz mesmo que quando a A4, o IC5 e o IP2 estiverem construídos, Bragança “passará a ser um dos distritos com maior taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional, com 94%, enquanto que em 2005 era de 35%” refere o secretário de estado.

Vimioso e Vinhais são dois concelhos que não são directamente servidos por nenhuma destas vias e por isso nesta reunião, entre o secretário de estado e os autarcas do distrito, procurou-se sensibilizar o Governo para a necessidade de corrigir a situação através do melhoramento das principais vias de acesso a estes concelhos.

Em Vimioso, o rato cabrera continua a condicionar a definição do traçado. “Vamos ter uma reunião com a Estradas de Portugal para ver se conseguimos resolver a situação, pois vai ser feito um novo estudo para ver qual será o melhor traçado em termos de custos” refere José Rodrigues, o autarca local, sendo que preferia que a estrada ligasse Outeiro a Vimioso passando por Pinelo.

No entanto, desta reunião os presidentes de câmara saíram sem qualquer garantia da realização destas obras.