Como é que os atletas devem lidar com a quarentena?

PUB.

Qui, 26/03/2020 - 09:44


Com as competições suspensas e os jogadores a cumprirem isolamento social, devido à Covid-19, resta saber como é que lidam com a situação de quarentena.

Nesta fase é fundamental manter as rotinas de treino, devidamente adaptado como é óbvio, de forma a preservar a forma física e o bem estar emocional.

“Acho muito importante manter as rotinas, tentar mudar o mínimo possível. É necessário mudar o local de treino, mudar a forma como é feito mas não há necessidade de alterar os horários. Se o atleta treina à segunda às 20h00 e à quarta-feira às 21h00 é importante que mantenha essa rotina para que o corpo não estanhe esta fase”, explicou Rute Carvalho.

A psicóloga do desporto, que também faz parte do quadro de formadores do curso de treinadores da A.F. Bragança, considera também importante os atletas da mesma equipa manterem o contacto entre si. “Agora com as novas tecnologias é fácil fazer uma vídeo chamada em grupo até na hora habitual de grupo para manter a coesão da equipa. Até porque há muitas incertezas. Quanto tempo vamos estar parados? Quando vamos voltar a ver os nossos colegas? São algumas perguntas que se colocam”.

Para os atletas profissionais esta fase de isolamento pode ser mais complicada de lidar, mas têm de concentrar-se no trabalho diário. “É mais difícil para os atletas profissionais porque à semelhança de outros trabalhadores que estão em crise com os seus empregos também eles estão. Há contratos que, se calhar, terminam esta época, alguns poderiam mostra-se em fases decisivas para dar o salto e perdem assim uma oportunidade. Depois há atletas que estavam a crescer e que podem estagnar e até regredir. Papara os amadores também é complicado até porque fazem do desporto um escape”.

Numa altura em que é determinante o isolamento social para evitar a propagação da pandemia, os jogadores são figuras importantes para fazer passar a mensagem. “Os atletas, os treinadores são agentes sociais e principalmente os mais mediáticos têm uma influência muito grande junto do público mais jovem. Ao nível regional as referências locais têm um papel importante para ajudar os mais novos. Se bem que a população mais jovem está sensibilizada e a cumprir o que é pedido”.

São vários os jogadores e treinadores, principalmente profissionais, que têm recorrido às redes sociais para sensibilizar a população a ficar em casa para combater a Covid-19.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira