PUB.

Começam segunda-feira as obras de requalificação da escola secundária de Vinhais

PUB.

Qua, 22/01/2020 - 08:54


Depois de o município ter recebido o visto favorável do Tribunal de Contas e de assinada a consignação para a requalificação da escola secundária de Vinhais, a empreitada deve arrancar ainda este mês.

A degradação do edifício da escola sede do agrupamento é conhecida há vários anos e o processo já atravessou muitos avanços e recuos, mas agora vai mesmo avançar a intervenção.

“Na segunda-feira, dia 27, vão começar as obras da requalificação da escola secundária. O período de obra que está no concurso é de um ano, mas todos sabemos que provavelmente poderá haver um prazo maior, mas penso que num espaço entre 12 a 16 meses essa obra será uma realidade”, disse o autarca Luís Fernandes.

Concorreram mais de 11 empresas, mas apenas duas apresentavam condições para realizar uma obra que implica um investimento de 2,8 milhões de euros. Para além da requalificação do actual edifício vão ser construídas duas novas estruturas.

“Há duas estruturas que vão nascer de raiz e é por isso que se vai iniciar a obra e depois, durante o decorrer da obra, vai se articulando, em conjunto com a direcção da escola, de forma a que o constrangimento seja menor. No caso de ser necessário, terá que se instalar contentores”, acrescentou.

A empreitada é financiada por fundos comunitários, através da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, pela autarquia e pelo Ministério da Educação.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro