Comando distrital da PSP de Bragança recebe formação em carreira de tiro móvel

PUB.

Qua, 10/09/2008 - 08:01


Enquanto não é construída a carreira de tiro distrital em Macedo de Cavaleiros, os agentes da PSP de Bragança treinam numa viatura móvel. Nos últimos dias, os 174 elementos do comando distrital da PSP de Bragança tiveram a oportunidade de praticar na carreira de tiro móvel da PSP.

A iniciativa insere-se no Plano de Formação e Certificação de Tiro da PSP que começou este ano, a título experimental, e que vai ser implementado no próximo ano.

 

Um programa dividido em três sessões de tiro. O formador Luís Pedro Simões explica que “cada elemento vai ter três sessões de instrução, duas de formação e uma de avaliação, compreendendo uma componente teórica, de manuseamento, de desmontagem e de tiro prático”. “Cada elemento vai ser sujeito a estas partes todas com teste escrito e depois ao fim do ano se tiver aproveitamento será certificado”, garante Luís Pedro Simões.

  

A Brigantia acompanhou uma aula de tiro, onde alguns formandos se mostraram satisfeitos com a possibilidade de praticar a defesa que é usada em último recurso. “A iniciativa é muito boa quer para a população em geral quer para utilizarmos na defesa contra terceiros”, defende um dos agentes presentes na formação. “Correu bem e de acordo com o que estava à espera, até acho que devia haver mais vezes para os agentes estarem mais habituados às armas”, considera um polícia. “Há sempre o receio de um dia ter que usar”, afirma outro militar salientando que “com estas formações penso que me sentirei mais à vontade se um dia tiver que usar”.

  

Recorde-se que já foi anunciado pelo Governo que Macedo de Cavaleiros vai ser uma das próximas localidades do país a ter uma carreira de tiro. Para além de Bragança há mais cinco distritos que não têm carreira de tiro. Nos próximos dias, o camião vai estar estacionado em Aveiro.