PUB.

ColabMore e CeDRI estudam desperdício alimentar em cantina do IPB

PUB.

Ter, 15/02/2022 - 09:51


Diminuir o desperdício alimentar é o objectivo do sistema que está a ser implementado numa das cantinas do Instituto Politécnico de Bragança.

O Laboratório de Montanhas de Investigação (ColabMore) e o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) do IPB desenvolveram um sistema que vai recolher dados através de fotografias e pesos dos tabuleiros. O director de projectos do ColabMore, José Barbosa, explicou que serão utilizadas “técnicas de inteligência artificial” para identificar desperdícios.

“Desenvolvemos um stand em que pessoas depois podem colocar o tabuleiro. É retirado o peso do tabuleiro, prato e copo, é tirada uma fotografia do que estamos a ver, é tirada uma outra fotografia de calor, para perceber em termos de temperatura o que está lá, e também é tirada outra fotografia de profundidade. E com esta informação toda, a ideia é que os investigadores consigam usar as técnicas de inteligência artificial, para quantificar”, explicou.

O projecto vai estar em vigor até Junho de 2023 e pretende-se que até lá haja informação suficiente para a criação de um algoritmo, que permitirá reconhecer os alimentos desperdiçados. José Barbosa acredita que desta forma é possível “ajudar” no trabalho dos cozinheiros e auxiliares.

“Pode acontecer, por exemplo, numa terça-feira, que o arroz esteja a ir muito para fora, porque está mal cozido, então nós damos feeback em tempo real para que depois possam ajustar o seu modo operante”, acrescentou.

Depois de criado o algoritmo que determinará o desperdício, o objectivo é fazê-lo chegar aos restaurantes e cantinas. O sistema está inserido no projecto “BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar”, constituído por 24 entidades de todo o país ligadas à fileira agroalimentar. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais