PUB.

Coincidências em assaltos na região

PUB.

Qua, 19/11/2008 - 08:25


As Semanas do Caloiro em Macedo de Cavaleiros, Bragança e Chaves resultam em ondas de assaltos nas cidades. As forças de segurança, após primeiras investigações, encontram semelhanças no procedimento dos furtos nos três sítios.    

Macedo de Cavaleiros foi a última cidade a sofrer a onda de assaltos. Ao todo, foram sete assaltos numa noite, de quinta para sexta-feira. Assaltos esses, que mostram um comportamento padrão.

“Ocorreram sete furtos em estabelecimentos que foram praticados durante a noite por pessoas que ainda não identificamos e utilizaram uma chave de fendas para abrir o trinco das portas” refere o comandante José Afonso da GNR de Macedo. Levavam sobretudo “o dinheiro que houvesse nas caixas registadoras” acrescenta.

 

Também os comerciantes confirmam que o prejuízo é pouco. Lamentam o susto e a insegurança. “Eu cheguei de manhã e a porta abriu-se porque estava arrombada” conta uma comerciante acrescentando que “a gaveta da caixa registadora estava em cima do balcão e levaram o dinheiro”. “Para mim foi garotada” afirma, convicto, outro lojista. “Não podem ser profissionais senão outras casas de maior valor também eram assaltadas”.

 

Esta noite de assaltos em Macedo de Cavaleiros aconteceu na semana do Caloiro. O mesmo se passou em Bragança e Chaves. Segundo, o comandante José Afonso da GNR de Macedo, a situação coincide nas três cidades transmontanas. “Coincidência ou não estes furtos foram praticados durante a semana do caloiro em Macedo e exactamente da mesma maneira na cidade de Bragança também durante a semana do caloiro, bem como em Chaves na mesma época” afirma o comandante José Afonso.

 

A polícia suspeita de pessoas de fora da cidade, que aproveitaram a confusão e o maior movimento das cidades, para efectuar os furtos.

As investigações prosseguem, e esperam encontrar os culpados dos furtos nas três cidades: Macedo de Cavaleiros, Bragança e Chaves. Entretanto, pede-se mais medidas de segurança, também dos comerciantes.