PUB.

Clube de Monteiros do Norte premeia a ética cinegética

PUB.

Ter, 09/07/2019 - 08:49


O Clube de Monteiros do Norte atribuiu, no sábado, os prémios que distinguem anualmente um monteiro, uma zona de caça e uma matilha pelo seu comportamento ético, postura e actividade na defesa e promoção da caça maior e conservação da vida selvagem

Foi ainda atribuído o prémio de Mérito à professora investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Madalena Vieira Pinto, que realça a evolução do sector da caça, encontrando-se mais saudável, dinâmico e progressista que no passado. "Há 20 anos, quando fiz a primeira palestra relativamente a este assunto quase toda a audiência estava em pleno descontentamento a ouvir-me falar o problema sanitário. Hoje eu sou contactada para ir falar sobre esses problemas para que as pessoas os compreendam melhor e possam participar na sua resolução. É clara a melhoria que houve relativamente a este conhecimento e à vontade de querer saber cada vez mais".

A mancha eleita foi a da Adeganha e Cardanha, no concelho de Torre de Moncorvo. Já a matilha mais votada foi a matilha Telmo. O prémio mais aguardado é o de Monteiro do Ano que foi entregue a Norberto Osório que não escondeu a enorme satisfação. "É com muito orgulho que recebo este prémio. Somos uma família. Estou muito agradecido pelo prémio. Não contava".

Nesta edição, o presidente do clube, Nelson Cadavez, destacou a adesão a Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas. "Do que se destaca nesta edição é o anuncio da adesão, por convite do Clube de Monteiros do Norte, ao Centro de Competências da Caça, cujo protocolo foi assinado na semana passada. Duas iniciativas inovadoras: o lançamento da rota da montaria transmontana, em Outubro, em Valpaços, e o festival gastronómico do javali, integrado no 33º Encontro Venatório, que se realizará na Meda.

Nelson Cadavez enalteceu, no seu discurso, a necessidade de ser criada uma delegação de homologação de troféus na região Norte tendo em conta o crescimento de troféus caçados.

Escrito por Brigantia