PUB.

CIM Terras de Trás-os-Montes vai levar os serviços públicos até às aldeias

PUB.

Qua, 13/12/2017 - 10:16


É uma espécie de câmara municipal ao domicílio. Já imaginou se quando precisa de resolver assuntos nas repartições públicas esse serviço pudesse ir ter consigo a casa? 

Isso mesmo vai ser possível para alguns cidadãos do distrito de Bragança. Um serviço móvel vai levar os serviços da Administração Pública às aldeias.
Artur Nunes, o presidente da CIM TTM, explicou à Brigantia que a ideia é os municípios estarem mais próximos dos cidadãos, para que as pessoas possam estar servidas mesmo quando não têm a possibilidade de se deslocar à sede de concelho.
“ A ideia é estarmos mais próximos dos cidadãos, levando os serviços das câmaras municipais e do Estado, para que as pessoas possam estar mais bem servidas mesmo quando não têm a possibilidade de se deslocar à sede de concelho.”
O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes diz que Este é um investimento no valor de meio milhão de euros com o objectivo é que essas complicações terminem com o arranque deste projecto, para quem não tem possibilidade de se deslocar facilmente à sede de concelho.
“Cada vez mais, estamos a dar passos em frente relativamente à aproximação e à digitalização e à proximidade através da formação digital. Por exemplo, nas aldeias ainda temos muitas pessoas que não sabem ler ou escrever e por vezes o acesso aos serviços digitais não é fácil. Esta é uma nova forma didáctica de formação digital para que as pessoas nas freguesias também valorizem”, referiu ainda o líder o CIM.
Este será um projecto a curto prazo e por isso no primeiro semestre de 2018 estará já a funcionar nos concelhos de Bragança, Vinhais, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso.