Ciclismo: Clubes e ciclistas distinguidos na Gala da ACB em Mogadouro

PUB.

Seg, 02/12/2019 - 00:24


Carlos Pires, treinador do Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, Município de Mogadouro, Monóptero Bikers e Fernando Gonçalves, ciclista natural de Izeda do CTM Vila Pouca de Aguiar, foram homenageados, este domingo, na Gala da Associação de Ciclismo de Bragança, realizada em Mogadouro.

Fernando Gonçalves, conhecido no ciclismo por Joka, recebeu o prémio carreira e confessa que “não contava com esta distinção”. O presidente da ACB ligou-me e eu disse-lhe que este ano não tinha nada para receber, mas ele disse-me que tinha que vir e cá estou. Nasci e cresci em Izeda e estudei na melhor cidade do país, Bragança. Ser homenageado pela ACB é sempre muito bom e um orgulho”, referiu.
O ano de 2019 foi em grande para o ciclista que arrecadou o título nacional de XCM de Master 55, sagrou-se campeão regional do Minho e da A.C. Vila Real, também em Master 55. Em 2020 vai apostar numa prova mundial.
Em XCM, Nuno Pires recebeu o título de campeão regional de maratonas em Elite/Sub-23. Para o ciclista do Monóptero Bikers o facto de ser distinguido em casa foi especial. “É sempre bom receber o prémio de campeão na minha terra natal. Foi uma época de novos desafios”. 
Outro mogadourense que se destacou na última temporada foi Sandro Teixeira em representação do Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros.
Sandro Teixeira sagrou-se campeão regional de Estrada em Cadetes masculinos e foi terceiro classificado na meia-maratona de XCM, na mesma categoria. “Tive alguns azares na competição de XCM, mas em estrada correu tudo bem”, explicou.
Sandro Teixeira participou em várias provas nacionais, este ano, que, segundo o ciclista, lhe deram bastante bagagem. “Aprendi muito. Andar no pelotão nacional foi excelente e é o que todos os jovens ciclistas desejam”. 
Entre os ciclistas mais jovens, Gonçalo Beato é uma das promessas do distrito e sagrou-se campeão regional de juniores de XCM pelo terceiro ano consecutivo. O ciclista da Vinhais Extreme conseguiu ainda o segundo lugar no Open de Estrada em juniores masculinos.
Para o vinhaense foi um ano muito produtivo. As provas distritais foram um bom treino para os nacionais e a Taça de Portugal. “Foi um ano de muito trabalho, aprendizagem e evolução. O regional nunca foi um objectivo mas foi importante para treinar, pois o objectivo era o nacional e a Taça de Portugal”.
A festa do ciclismo regional fez-se, este ano, em Mogadouro. Um município que quer continuar “a apoiar a modalidade” e os seus atletas, como frisou Joana Silva, vereadora do desporto da autarquia. “Nós como município temos prestado apoio ao desporto, neste caso ao ciclismo, ao Monóptero e à ACB. É um grande orgulho para nós ver mogadourenses como o Sandro e o Nuno no pódio”.
Descentralizar os eventos é objetivo da Associação de Ciclismo de Bragança. Para o presidente, Miguel Monteiro, só assim é possível promover a modalidade.
“A ideia é essa, descentralizar e promover o ciclismo. São muitos prémios e temos muitos campeões. Penso que somos a segunda associação do distrito, depois da associação de futebol, com mais atletas. Queremos continuar a levar a festa do ciclismo a todos os locais, pois pretendemos envolver as autarquias e queremos que percebam como podem ajudar os clubes locais”
A Associação de Ciclismo de Bragança conta com cerca de 500 atletas federados e no próximo ano pretende dar um novo impulso à formação. Ainda este mês, a ACB vai reunir com os clubes para definir o calendário de competição em 2020.

 

Lista de campeões

Taça de XCM

Master 60
Paulo Esteves (Clube Ciclismo de Mirandela)

Master 55
João Pinto (BTT Clube de Chaves)

Master 50
João Ferreira (Team BTT Clube de Chaves)

Master 45
Paulo Oliveira (BTT Team Clube de Chaves)

Master 40
Luís Pereira (Marietel Cycling Team)

Master 35
Edgar Jesus 

Master 30 
António Lemos (CC Mirandela)

Elite Sub-23 Masculinos
Nuno Pires (Monóptero Bikers)

Cadetes Masculinos
Samuel Pires (CC Macedo de Cavaleiros)

Juniores Masculinos
Gonçalo Beato (Vinhais Extreme)

Master Femininos
Sílvia Costa (Mouzinho RT / Martos Pellets)

Elite Sub-23 femininos
Ana Silva (SerLima / ADL Serrelharia)

 

Open Regional de Estrada

Master 60
Rodrigo Mendes (Velo Clube de Bragança)

Master 50
David Pires (Velo Clube de Bragança)

Master 40
Óscar Castro (UD Amigo da Roda de Quinchães)

Master 30
Manuel Fernandes (UD Amigos da Roda de Quinchães)

Elite / Sub-23 masculino
Bohdan Malanka (5300 BikeShop / Team Giant)

Juniores masculinos
Ricardo Palavra (CC Macedo de Cavaleiros)

Cadetes Masculinos
Sandro Teixeira (CC macedo de Cavaleiros)

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira