Ciclismo: Bragança recebe contrarrelógio e etapa da Vuelta Zamora

PUB.

Ter, 28/06/2022 - 12:57


A “Vuelta Zamora 2022” vai começar em Bragança. A 39ª edição da prova de ciclismo, promovida pela Deputación de Zamora e o clube de ciclismo local, realiza-se entre os dias 12 e 17 de Julho e conta com 120 ciclistas em representação de 20 equipas de várias nacionalidades.

Esta será a primeira vez que Bragança acolhe uma etapa da Vuelta Zamora. A iniciativa tem impacto na economia local. “É uma prova que envolve uma comitiva bastante grande, cerca de 600 pessoas, que fica em Bragança, quer a comer quer a dormir. Isto significa que vai haver um grande incremento na economia a nível da restauração e da hotelaria. Depois é importante pela promoção do território”, destacou o presidente do município, Hernâni Dias.

A parceria com o Município de Bragança é importante para a organização, pois mostra um claro crescimento da prova. “A Vuelta Ciclista tinha que crescer e tínhamos que dar este passo. As primeiras conversações com Bragança começaram antes da pandemia e a abertura da câmara foi total. Estamos muito satisfeitos por iniciar este caminho da volta com Bragança”, afirmou Jesús María Prada, vice-presidente segundo da Deputación de Zamora.

A Vuelta Zamora tem, no total, cerca de 850 quilómetros e a primeira etapa, no segundo dia, que vai ligar Bragança a Alcanices, vai começar a definir posições na classificação geral, como salientou Manuel Campesino do Clube de Ciclismo de Zamora. “O contrarrelógio não vai marcar diferença na geral. Quanto à primeira etapa será muito dura e penso que já vai marcar a diferença. Não vai sair o vencedor, mas vai marca a diferença na classificação. Será uma etapa muito difícil para os ciclistas”.

A “Vuelta Zamora 2022”conta com seis etapas, começa no dia 12 de Julho, em Bragança, e termina cinco dias depois, no dia 17, na localidade espanhola de Toro.

Participam 125 ciclistas, provenientes de países como Espanha, Marrocos, Arábia Saudita, México, Itália, Venezuela e Costa Rica, em representação de 20 equipas, nas categorias de Elite e Sub-23. Portugal vai estar representado pela equipa Porminho-Trofa. 

 

Jornalista: 
Susana Madureira