PUB.

CGTP lamenta que os sindicatos não tenham sido incluídos nas iniciativas do "Governo Mais Próximo"

PUB.

Sex, 28/02/2020 - 09:51


A propósito da iniciativa “Governo Mais Próximo” e do conselho de ministros descentralizado, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, reuniu ontem em Bragança para discutir medidas que consideram fundamentais para combater as assimetrias regionais

Andreia Araújo da estrutura nacional da CGTP lamentou que os sindicatos não tenham sido incluídos nas iniciativas do governo e considera que as medidas para a valorização do interior têm sido avulsas. "É uma pena que o Governo tenha vindo ao distrito de Bragança e, num programa extenso que teve, não ter tido oportunidade de ouvir os representantes dos trabalhadores, que são os sindicatos. Registamos isso como um facto negativo".

Na reunião estiveram Uniões de Sindicatos de vários distritos do interior. Luís Garra da CGTP da Guarda e Castelo Branco diz que não ficou muito impressionado com as medidas de valorização do interior apresentadas pelo governo. "A montanha pariu um rato. Aquilo que foi sendo apresentado, em muitas situações, repete aquilo que já estava aprovado. Dá uma nova roupagem mas algumas das medidas são de 2018. se são de 2018, qual foi o balanço que o Governo fez para as voltar a repetir? Já fez o balanço da sua aplicação? Já fez o balanço da adesão das pessoas a essas medidas? Se não o fez, a aplicação só pode resultar no mesmo: ineficaz".

A CGTP propõe 40 medidas para combater as assimetrias e desenvolver o interior, nomeadamente concretizar a regionalização e rever o Plano de valorização do Interior centrado no investimento produtivo e no emprego com direitos. "Para resolver os problemas do interior têm que se radicar duas questões muito simples: o rendimento disponível das pessoas e o problema da industrialização do interior. Sem estes dois elementos articulados entre si não há solução, tudo o resto são paliativos", disse ainda Luís Garra.

Fátima Bento da CGTP de Bragança acredita que o desenvolvimento do interior deve passar pela melhoria de condições de vida dos trabalhadores. "A realidade do distrito de Bragança é possível, de facto, resolver, mas é com a melhoria de condições de vida dos trabalhadores, nas suas vária vertentes, e com o aumento dos salários e da oferta de emprego com direitos".

Melhoria da rede de transportes públicos, dos serviços de saúde, valorizar o sector agrícola e implementar uma melhor política florestal são algumas das propostas da CGTP para combater as assimetrias do território nacional e desenvolver o interior.

Escrito por Brigantia

Foto: CGTP.pt

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro