PUB.

Cerca de 2000 alunos do IPB são de países de língua oficial portuguesa

PUB.

Sex, 18/10/2019 - 09:27


Com o peso dos alunos estrangeiros a crescer no Politécnico, actualmente cerca de 2000 alunos do Instituto Politécnico de Bragança são provenientes de países de língua oficial portuguesa, de entre 3000 estudantes internacionais.

Um número que representa um peso importante nas receitas do politécnico de Bragança.

“A maioria são de países lusófonos, Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné e, portanto, constituem a maioria dos nossos alunos estrangeiros. Quantos aos alunos internacionais representam um terço dos nossos alunos. Tem claramente um peso significativo nas receitas do IPB”, admitiu o presidente da instituição, Orlando Rodrigues, à margem da abertura do II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas.

O presidente do IPB adiantou ainda que o número de novos alunos estrangeiros ainda não está fechado, porque se mantêm os problemas com os vistos.

“Houve muitos alunos que fizeram pré-inscrição e pagaram a primeira prestação de matrículas, nós comunicamos isso às embaixadas, mas os vistos ainda não foram atribuídos. Então prolongamos as matrículas para acolher esses alunos que já tinham sido admitidos, já tinham pago as primeiras propinas mas ainda não têm visto”, acrescentou.

O autarca brigantino, Hernâni Dias, afirma é necessário saber aproveitar a riqueza cultural e também económica que pode advir com o aumento dos residentes estrangeiros, em Bragança.

“Os nossos residentes actuais provenientes dos PALOP são um bom activo no que tem a ver com a componente económica”, disse.

O Lusoconf debate até amanhã em Bragança a língua portuguesa e as relações lusófonas. Um dos pontos altos do encontro internacional será a entrega do “Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira”, no Teatro Municipal de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro