Centros de Investigação do IPB vão estudar o olival tradicional

PUB.

Qui, 26/11/2020 - 10:11


Valorizar o olival tradicional e aumentar a sua produção é o objectivo do novo projecto do Instituto Politécnico de Bragança

Para isso vão ser contratados 16 investigadores, distribuídos pelos quatro centros de investigação do IPB. Os profissionais vão desenvolver estudos ao nível das pragas, mas também da apanha da azeitona e até da melhoria da qualidade do azeite. “Vamos estudar as pragas e as doenças, dar apoio aos agricultores para fazerem menos tratamentos, vamos dar indicações de fertilização, de rega. Teremos investigadores também dedicados à questão da mecanização e outros à azeitona de mesa e às variedades do azeite da região, nomeadamente à forma como podemos daí tirar algum resultado e melhorar a qualidade”, explicou José Alberto Pereira, director do Centro de Investigação de Montanha.

Para que o objectivo seja alcançado é preciso, desde logo, estabelecer uma relação de proximidade com os agricultores da região. Um trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido pelo politécnico, refere o presidente da instituição, Orlando Rodrigues. “Temos procurado ter um trabalho próximo com os agentes mais importantes do desenvolvimento deste sector, que são os agricultores, empresários que estão muito abertos a novo conhecimento”, afirmou.

O projecto “OleaChain” foi aprovado e financiado pelo Norte 2020 e vai ser desenvolvido ao longo de três anos, segundo Orlando Rodrigues.

O projecto é financiado em quase um milhão e 300 mil euros. O dinheiro vai ser utilizado para a contratação de 16 investigadores que vão estar a desenvolver trabalho de investigação nos quatro centros do IPB: CIMO, CeDRI, UNIAG e CIEB. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais