Cem mil euros para associações juvenis

PUB.

Qui, 11/12/2008 - 08:53


As associações juvenis do distrito de Bragança receberam alguns esclarecimentos sobre os programas de apoio ao associativismo promovidos pelo Instituto Português da Juventude. Em 2008 as associações do distrito arrecadaram cerca de cem mil euros de apoio do IPJ.  

“A direcção regional do Norte apoiou directamente as associações em um milhão e 900 mil euros e no caso do distrito de Bragança estamos a falar em cerca de 100 mil euros, num total de 30 projectos que foram financiados” refere o delegado regional do IPJ que ontem esteve reunido com cerca de 15 associações do distrito.

 

Vítor Dias falou ainda sobre o movimento associativo em Bragança que segundo ele é feito “tendo em conta os seus interesses específicos” e revela algumas das áreas abrangidas pelas associações que estão relacionadas “com a defesa do meio ambiente, património, actividades culturais e recreativas”.

 

Na sessão estiveram presentes algumas associações juvenis que deram a conhecer algumas actividades que podem ser alvo de candidatura a apoios do IPJ. Ivo Mendes, da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, adianta que o plano de actividades para 2009 já está feito e integra “um festival de cultura tradicional das terras de Miranda, há também um piquenique dos jovens mirandeses, torneios de futebol, acções de promoção da língua mirandesa e workshops de pauliteiros”.

 

Já o presidente da Associação Académica do IPB, refere que “este é o primeiro ano que nos candidatamos pois todos os apoios que recebermos são sempre bons” afirma. Bruno Miranda adianta que “pretendemos organizar uma semana cultural e feira do livro”.

 

No próximo ano o IPJ vai manter o valor da verba destinada ao apoio ao associativismo juvenil que em 2008 foi de 6 milhões de euros a nível nacional.

  Escrito por Brigantia