PUB.

CDS preocupado com aumento do número de javalis

PUB.

Qua, 13/03/2019 - 09:43


O CDS apresentou dois projectos de resolução na Assembleia da República por estar preocupado com o aumento do número de javalis. Os centristas consideram mesmo que se está a tornar numa praga

Os parlamentares do CDS querem por isso conhecer distribuição territorial da população de javalis e pede valorização da carne de javali, como esclarece a deputada centrista Patrícia Fonseca. “O aumentar da população de javalis levou-nos a apresentar estes projectos para que seja feito um estudo para perceber qual a dimensão e a dispersão territorial da população de javalis, que seja facilitado o abate de javalis, não apenas com esperas mas também com batidas, e que havendo tanta carne de javali também tem que se fazer qualquer coisa e por isso ser possível criar um programa de promoção desta carne. O javali é um porco bravo e portanto a carne é comestível e boa, podia ser uma nova área de negócio e promoção de todas as zonas rurais”.

Outra das recomendações apresentadas ao parlamento é a de criação de seguros para agricultores que tenham registado estragos com animais selvagens. “no que diz respeito aos prejuízos que são provocados nas culturas agrícolas entendemos que os agricultores não devem estar à espera de um subsídio do Estado cada vez que ocorrem. Todas as actividades económicas estão sujeitas a risco é preciso é haver soluções que permitam aos agricultores ter uma estabilidade nos seus rendimentos e por isso propormos que o Governo promova a criação de um seguro para as culturas agrícolas dos ataques de animais selvagens”.

O CDS sugere ainda que seja aberto um aviso específico do PDR2020 para apoiar a instalação de infraestruturas de proteção de culturas agrícolas de ataques de javalis e outras espécies de caça maior entre outras medidas como campanhas de sensibilização sobre as doenças que afectam os javalis.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro