Castelo de Miranda do Douro em obras

PUB.

Qui, 02/10/2008 - 08:49


Depois de vários alertas para a iminente derrocada do castelo de Miranda do Douro, o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e a Delegação de Cultura do Norte resolveram avançar com obras de consolidação dos panos das muralhas deste monumento classificado como Imóvel de Interesse Público.  

“Inicialmente eu pensava que só era um pano da muralha mas felizmente é em toda a extensão do castelo” afirma o presidente da câmara recordando que “já há algum tempo que andávamos a insistir mas agora conseguiu-se”.

 

Obras há muito aclamadas tanto pela população, visitantes e executivo camarário que havia mesmo vedado o espaço para evitar acidentes, uma vez que as pedras das muralhas caíam com alguma frequência. “Tornava-se um perigo para a população sobretudo para quem lá passava” refere o autarca. “Eu alertei várias vezes para o perigo de derrocada e depois aquele património nunca mais podia ser recuperado”.

 

Estas obras de consolidação do castelo de Miranda estão a ser acompanhadas por uma equipa de arqueólogos do IGESPAR.

 

No entanto o presidente da câmara mirandesa Manuel Rodrigo não fica satisfeito com estas obras e pede mais. Uma intervenção urgente na Sé Catedral de Miranda do Douro. “Estamos a fazer pressão para que a Sé Catedral também seja arranjada e penso que o ministro da cultura deve estar aberto a uma colaboração” considera o autarca. “Vemos que há árvores a crescer nas paredes, telhas partidas, dejectos nas caleiras, o interior danificado e por isso vamos pedir para que haja uma intervenção o mais rápido possível”.

 

No momento em que começaram as obras de consolidação do castelo de Miranda do Douro por parte do IGESPAR e da delegação da cultura do Norte, o presidente da câmara mirandesa apela para que o mesmo aconteça com a Sé Catedral.