Cartas de Trindade Coelho voltam a Mogadouro

PUB.

Ter, 18/09/2018 - 12:14


No sábado, em Mogadouro, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho recebeu um espólio de cartas entre o escritor e a sua tradutora, Luísa Ey. 

Este conjunto de postais, cartas e diários foi encontrado por acaso na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhava Fátima Brauer, que foi leitora de português. O achado por acaso não foi parar ao lixo

“O que acontece é que o Trindade Coelho, em 1902 correspondeu-se com a leitora de português da Universidade de Hamburgo, que era a tradutora dele. Ele enviou por carta a autobiografia durante algum tempo. Nesse tempo, com a troca de correspondência eles apaixonaram-se”, confessou Fátima Brauer.

O espólio é composto por centenas de postais, fotografias, cartas e diários de Luísa Ey, um legado importante, como destaca Francisco Guimarães, o presidente da câmara municipal de Mogadouro.

“Agora vai ser realizada a tradução dos 1076 documentos para poderemos compilar a informação”, destacou Francisco Guimarães, presidente da câmara municipal de Mogadouro.

Trindade Coelho nasceu em Mogadouro, em 1861 e faleceu em Lisboa, no ano de 1908. Esta é mais uma homenagem ao escritor, depois da peça de teatro «Trindade a 7» e do festival Terra Transmontana, assinalando os 110 anos da morte do autor de «Os meus Amores».

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Maria João Canadas